Exposição (a)Riscar o Património na Casa dos Patudos

Foi inaugurada no dia 28 de Janeiro mais uma exposição de desenhos no âmbito do projecto (a)Riscar o Património. A mostra conta com uma selecção de desenhos (reproduções e originais) referentes aos encontros que tiveram lugar em 2021 e 2022, bem como a reprodução em contínuo, em monitor de grande dimensão, de todos os desenhos resultantes desses encontros.

Antes da inauguração da exposição houve ainda um encontro de urban sketching no edifício e envolvente, tendo tido como motivo principal a exposição de leques.

A apresentação da exposição esteve a cargo da Senhora Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Alpiarça, Margarida Rosa do Céu, dos coordenadores do projecto Margarida Donas Botto e Jorge Vila Nova por parte da DGPC e Sandra Lopes coordenadora do núcleo de urban sketchers do Ribatejo.

A mostra esteve patente ao público até dia 20 de Fevereiro de 2023.

(fotografias Arlindo Homem / DGPC)

Inauguração da exposição (a)Riscar o Património em Portimão

Foi inaugurada no dia 21 de Janeiro, a exposição (a)Riscar o Património na Casa Manuel Teixeira Gomes, em Portimão. Esta mostra foi realizada em parceria com o Mestrado Integrado em Arquitectura do ISMAT – Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, e com a Casa Manuel Teixeira Gomes – Câmara Municipal de Portimão, tendo contado com a presença do núcleo algarvio dos Urban Sketchers, a quem foi dado especial destaque com a incorporação na exposição de originais e fotos de encontros realizados na região do Algarve.

O conjunto de trabalhos em exibição, impressos e originais, apresenta uma mostra geral de desenhos realizados por todo o país ao longo das últimas edições, registos gráficos que nos lembram a extraordinária riqueza do mundo que nos rodeia e a capacidade de cada um dos participantes em interpretar a realidade e os vários patrimónios.

Entre os visitantes presentes na inauguração estiveram os alunos do Mestrado Integrado em Arquitectura do ISMAT e representantes dos Urban Sketchers Algarve, o seu coordenador João Pinto, Maria de Fátima Santos e Bárbara Boulter.

A exposição estará patente ao público até dia 25 de Fevereiro, na Casa Manuel Teixeira Gomes, de Segunda a Sexta-feira, entre as 9h30 e as 12h30, e as 14h30 e as 16h30.
A entrada é gratuita. 


________________________________________________________________________

Inauguração da exposição (a)Riscar o Património em São Miguel, Açores

Inaugurou no dia 3 de Outubro, n’O Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, na Ribeira Grande, São Miguel, Açores, a exposição (a)Riscar o Património.

Trata-se de uma selecção que reúne desenhos produzidos nos últimos 8 anos, no âmbito do projecto (a)Riscar o Património.

Esta mostra lembra-nos a extraordinária riqueza do mundo que nos rodeia e a nossa própria capacidade de interpretar e de interpelar a realidade através de desenhos rápidos, feitos ao sabor do instante, em cadernos de diferentes dimensões e características, e que captam lugares, ambientes, pessoas, momentos e monumentos – já que o tema transversal a este projecto é, sempre, o Património, em tudo o que encerra de diverso e universal.

A exposição foi enquadrada no programa do Encontro Nacional de Urban Sketchers, que aconteceu entre os dias 1 e 3 de Outubro em São Miguel.

Pela primeira vez em exibição nos Açores, estará patente ao público até dia 14 de Novembro.

________________________________________________________________________

Inauguração da exposição (a)Riscar o Património, na Vila Medieval de Ourém

Algumas imagens da inauguração da exposição (a)Riscar o Património, na Vila Medieval de Ourém, no passado dia 23 de Novembro.
As honras da apresentação foram feitas pela vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Ourém, Dra. Isabel Costa, pela Delegação do Centro da Ordem dos Arquitectos, através dos arquitectos Pedro Costa e Ricardo Cabrita, e pelos coordenadores da iniciativa Jorge Vila Nova e Margarida Donas Botto.
São cerca de 120 desenhos e 12 cadernos de originais.
Esta exposição estará patente até dia 26 de Janeiro de 2020.

https://www.facebook.com/soutariatv/videos/1106752406322762/

 

________________________________________________________________________

Exposição (a)Riscar o Património – Heritage Sketching no Festival Latitudes – Literatura e Viagens, em Óbidos

Foi inaugurada no dia 16 de Maio, no Centro de Design de Interiores, em Óbidos, a exposição (a)Riscar o Património – Heritage Sketching. Esta mostra integra a programação do Festival Latitudes – Literatura e Viajantes, tendo permanecido naquele espaço extraordinário que é o CDI, até dia 31 de Junho.

A exposição compõe-se de uma selecção de reproduções, de desenhos resultantes dos encontros nacionais de 2017 e 2018, e por cadernos originais.

Os autores representados:
Ana Ramos, Alexandra Belo, Vitor Mingacho, Eduardo Salavisa, Paula Cabral, Pedro Cabral, Jorge Vila Nova, Mário Linhares, Mónia Abreu, Luís Miguel Frasco, Mário Núncio Crispim, Nelson Paciência, António Procópio, Manuel Tavares, André Kano, Filipa Oliveira Antunes, Eduardo Miranda, Clewton Nascimento, Aires de Melo, Emanuel Félix, Pedro Costa, Jorge Portugal, Ricardo Cabrita, Hugo Brito, Filipe Coelho, Paulo Mendes, Américo Gonzalez, Armando Baldaia, João Azevedo, Marcelo de Deus, Rui Soares, Suzana Nobre, Jorge Antunes, José Carlos Mendes, João Rui Frade, Miguel Resende, Ângela Luzia, Rodrigo Briote, Bruno Vieira, Michael Oak Pine, Filipe Almeida, João Matos, Luís Ançã e Tiago Cruz.

A programação para o Festival Latitudes, que decorre de 16 a 19 de Maio, pode ser acedida AQUI, verificando-se este ano um forte compromisso da organização, com o registo gráfico. Para além da exposição (a)Riscar o Património, pode ser visitada a exposição “Atrito”, de André Carrilho, e pode-se participar no workshop de night sketching com Pedro Alves e Pedro Loureiro. No último dia, o encontro de Urban Sketching organizado pelos Oeste Sketchers.

Saber mais:
http://obidosvilaliteraria.com/latitudes-2/

______________________________________________________________________

Inauguração da exposição (a)Riscar o Património em São Brás de Alportel

Esteve patente desde o dia 3 de Maio até dia 29 de Maio de 2019, na Galeria Municipal de São Brás de Alportel, a exposição (a)Riscar o Património – uma retrospectiva de desenhos e fotografias que ilustram o projecto de 2014 a 2016.

Com cerca de 150 trabalhos e muitas fotografias, esta mostra reflectiu o interesse que aquela edilidade demonstrou, em dar a conhecer nos seus espaços e trazer ao Algarve, o projecto (a)Riscar o Património e os seus objectivos.

Estiveram expostos trabalhos do Algarve (São Brás de Alportel), Açores (São Miguel e Terceira), Madeira, Lisboa, Porto, Coimbra, Tomar, Entroncamento, Torres Vedras, Évora, Viana do Castelo e Castelo Branco.

Notícia no site da Câmara Municipal de São Brás de Alportel
Notícia no site da DGPC/Património Cultural

______________________________________________________________________

Inauguração da exposição (a)Riscar o Património no Museu Nacional do Traje, dia 21 de Março

______________________________________________________________________

Inauguração da exposição (a)Riscar o Património no Museu Nacional do Traje, no dia 21 de Março de 2019, às 17h00

No dia 21 de Março de 2019, pelas 17h00, será inaugurada a exposição (a)Riscar o Património no Museu Nacional do Traje.

Esta exposição está inserida no programa que aquele museu dedica à celebração do Dia da Árvore e Dia Internacional das Florestas. Apresenta mais de 50 desenhos, que resultaram do encontro realizado em Setembro de 2017 no Museu Nacional do Traje e Jardim Botânico do Monteiro-mor, e que contou com várias dezenas de participantes.

Estará patente ao público até dia 31 de Maio de 2019.

______________________________________________________________________

Inauguração da exposição (a)Riscar o Património no Museu Nacional dos Coches, no dia 12 de Outubro de 2018

 

_______________________________________________________________________________________

Inauguração da exposição (a)Riscar o Património na Madeira, na Casa da Cultura de Santa Cruz | Quinta do Revoredo, no dia 8 de Fevereiro, às 15h30.
Esteve exposta ao público até dia 10 de Março de 2018.

 
____________________________________________________________________________________________

Imagens da exposição (a)Riscar o Património, na Casa de Allen, no Porto, onde esteve patente dos dias 9 de Novembro, a 5 de Dezembro de 2017.

____________________________________________________________________________________________

A partir de dia 9 de Novembro estará patente na Casa de Allen, no Porto, a exposição (a)Riscar o Património.
Patente até dia 5 de Dezembro de 2017.

_______________________________________________________________________________________

Inauguração da exposição (a)Riscar o Património, no Convento de Cristo, no dia 4 de Outubro de 2017




No âmbito do seu carácter itinerante, vai ser inaugurada no Convento de Cristo, em Tomar, no dia 4 de Outubro, a exposição (a)Riscar o Património.
A exposição apresentará uma selecção de cerca de 200 trabalhos resultantes dos encontros do ano passado, que decorreram em 12 locais diferentes do país.
Será também apresentada uma mostra de trabalhos de anos anteriores, pretendo-se assim dar uma dimensão diacrónica desta iniciativa, uma parceria entre o Património Cultural e os USkP que teve início em 2014.
_______________________________________________________________________________________

Inauguração da exposição (a)Riscar o Património no Museu da Marioneta, em Lisboa – 30 de Maio de 2017

Entrada do Museu da Marioneta, Convento das Bernardas, Rua da Esperança Lisboa (fotografia Rui Ferreira da Silva)
Jorge Vila Nova (DGPC), co-responsável pelo projecto (fotografia José Frade/EGEAC)
Nelson Paciência, Urban Sketchers Portugal, entidade parceira do projecto (fotografia Teresa Abreu)
Maria José Machado Santos, Directora do Museu da Marioneta (fotografia Teresa Abreu)
Entrada da exposição (fotografia Jorge Vila Nova)
Comunidades e Culturas, 2016, Lisboa (fotografia Rui Ferreira da Silva)
Património Industrial, 2015, Lisboa – Lx Factory (fotografia Rui Ferreira da Silva)
Beberete, Museu da Marioneta, Claustro do Convento (fotografia Rui Ferreira da Silva)
Originais (fotografia Jorge Vila Nova)
Polaroid Wall – os encontros de 2014, 2015 e 2016 em apanhados fotográficos
Originais (fotografia de Jorge Vila Nova)
Perspectiva da exposição – outra face (fotografia de José Frade/EGEAC)
Património Industrial, 2015, Castelo Branco, Montemor-o-Velho, Viana do Castelo e Coimbra (fotografia de Jorge Vila Nova)

_________________________________________________________________________________

Foi inaugurada no Museu da Marioneta, em Lisboa, no dia 30 de Maio, às 18h30, a exposição (a)Riscar o Património.
A exposição apresentará uma selecção de mais de 100 trabalhos resultantes dos encontros do ano passado, que decorreram em 12 locais diferentes do país.
Será também apresentada uma mostra de trabalhos de anos anteriores (cerca de 100), pretendo-se assim dar uma dimensão diacrónica desta iniciativa, uma parceria entre o Património Cultural e os UskP que teve início em 2014.
Cartaz Exposição aRiscar no Museu da Marioneta
_____________________________________________________________________________________

Exposição colectiva de desenhos das edições de 2014 e 2015, do projecto «(a)Riscar o Património», inaugurada a 27 de Julho de 2016 na Galeria da Casa de Burgos, em Évora.

DSC02469
DSC02470
DSC02471
DSC02472
DSC02473
DSC02474

____________________________________________________________________________

cartaz_evora_peq

Vai ser inaugurada no dia 27 de Julho, na Galeria da Casa de Burgos, em Évora, a exposição colectiva de desenhos das edições de 2014 e 2015, da iniciativa «(a)Riscar o Património», organizada no âmbito das Jornadas Europeias do Património Cultural em parceria com os Urban Sketchers Portugal.

Desde 2014 que Évora, integra a convite da DGPC, a lista de 11 cidades portuguesas organizadoras da iniciativa (a)Riscar o Património, um encontro nacional, em simultâneo, de praticantes, profissionais, amantes ou curiosos, do desenho e do sketching.

A exposição, com carácter itinerante, foi apresentada pela primeira vez no Museu Nacional de Arqueologia (Lisboa), passando depois pelo Museu Nacional de Machado de Castro (Coimbra), a Galeria Municipal de Torres Vedras e a Biblioteca Municipal de Castelo Branco. Retornará em Setembro a Lisboa, ao Museu Nacional de Etnologia, por ocasião das Jornadas Europeias do Património.

Estará patente ao público em Évora, até dia 11 de Setembro.

__________________________________________________________________________________________

A exposição (a)Riscar o Património inaugurou no dia 13 de Maio de 2016, na Biblioteca Municipal de Castelo Branco.
Esteve patente ao público, naquela cidade, até dia 27 de Maio.

(fotografias de José Costa)

13239263_10206356387855952_2706086698857032938_n
13239249_10206356392576070_6077820748322181698_n
13173771_10206356394936129_8565658218394142387_n
13179347_10206356394136109_3748207996721348158_n
13240579_10206356390496018_6007261865753484404_n
13239897_10206356391976055_2238476045403119370_n
13237771_10206356390416016_1807541991476691507_n
13239988_10206356390576020_4273452176784179888_n
13240128_10206356395816151_1640526021355934843_n
13226699_10206356387775950_6843744475503371030_n
13178933_10206356389415991_8571159153218053101_n
13164465_10206356387735949_4769347624367557562_n
13164206_10206356394016106_288856379904707461_n
13174170_10206356393096083_5776781795466491034_n
13165882_10206356393136084_1780136826749336917_n

___________________________________________________________________________________

Inauguração da exposição (a)Riscar o Património na Galeria Municipal de Torres Vedras, dia 28 de Março de 2016

12909576_858088330980067_8633461058988082552_o
12901368_858088757646691_1400972549665285642_o
12916954_858088860980014_1640701639400940063_o
12916889_858090830979817_2687203754033199002_o
12916742_858090954313138_4042751568781270800_o
12376628_858090134313220_4416887148892975965_n
12901461_858088980980002_2223655637054687331_o
12898221_858090057646561_3831280534300592642_o
12891111_858091224313111_2723229057026928989_o
12888733_858089034313330_5525708642642829104_o
12885937_858088917646675_8437150005176979185_o
12885795_858092700979630_5586327307461252830_o
12671962_858089940979906_6119213307955373506_o
12512397_858088794313354_844519996691303496_n
12141062_858091167646450_6784037204631229860_o

fotografias de Ricardo Cabrita/OASRS

—————————————————————————————————numerosexpoAriscar

De acordo com dados apresentados pelo Museu Nacional de Arqueologia, terão visitado a exposição «(a)Riscar o Património», patente naquele museu entre os dias 25 de Setembro e 6 de Dezembro de 2015, cerca de 23500 pessoas.

De referir igualmente que os comentários dos visitante à exposição, foi extremamente positiva.

—————————————————————————————————-

O acesso à exposição no Museu Nacional de Machado de Castro é livre pois encontra-se numa área do museu, junto à loja, destinada a exposições temporárias.

_________________________________________________________________________________________

Inauguração da exposição no Museu Nacional de Machado de Castro,
dia 12 de Dezembro de 2015.
Esteve patente ao público até dia 15 de Março

11204931_1001627696560789_6325517604569744706_n
12310657_1001627726560786_406144470896373504_n
12360137_1001627656560793_3624558608640356808_n
12373236_1001627669894125_7310584759791155397_n
12373392_1001627929894099_7957534070535949888_n
12390994_1001627816560777_8633273613954211288_n

Montagem da exposição no Museu Nacional de Machado de Castro, Sala António Augusto Gonçalves, Coimbra.
Apoio de António Monteiro, coordenador do encontro em Coimbra.
20151211_133631 20151211_144102 20151211_131133 20151211_184242 20151211_184231 20151211_131112 20151211_170345 20151211_170336

No dia 12 de Dezembro, pelas 15h00, inaugurará no Museu Nacional de Machado de Castro, Sala António Augusto Gonçalves, Coimbra, a exposição itinerante de desenhos seleccionados dos participantes na iniciativa (a)Riscar o Património 2014, a edição do ano passado.
ee695471808ab6ede27e851fd46ae12e

—————————————————————————————————–

Informamos que o acesso à exposição é livre aos membros dos Urban Sketchers Portugal, aos participantes do ano passado e a todos que, queiram expressamente e unicamente ver a exposição.
Naturalmente, o acesso às restantes exposições patentes no Museu Nacional de Arqueologia, temporárias ou permanentes serão pagas ao preço de entrada em vigor.
No primeiro domingo de cada mês os monumentos, museus e palácios da DGPC têm entrada livre.  Apenas nesse dia os interessados em ver mais que a exposição (a)Riscar o Património terão acesso livre às restantes mostras patentes no Museu Nacional de Arqueologia.

_______________________________________________________________________________

Inauguração da exposição (a)Riscar o Património / Heritage Sketching, no Museu Nacional de Arqueologia, no dia 27 de Setembro de 2015.
Estará patente até dia 30 de Novembro.

DSC_0190
DSC_0192
12032251_431958873672924_1720203424746333604_n
12038005_431959173672894_6634678096733466094_n
12043157_431958667006278_8850583160755300101_n
12047105_431959203672891_4554341926208282653_n
12063532_431959133672898_5700818503376638324_n
IMG_20150925_185245
IMG_20150925_185307
IMG_20150925_185333
IMG_20150925_185504 (3)

Convite para a inauguração da exposição (a)Riscar o Património
convite_aRiscar

Work in Progress

1
2
3
4

Cartaz exposicao FINALNo dia 25 de Setembro, pelas 18h00, será inaugurada no Museu Nacional de Arqueologia, Edifício do Mosteiro dos Jerónimos, Lisboa, a exposição de desenhos dos participantes seleccionados na iniciativa (a)Riscar o Património 2014, a edição do ano passado.
Não será possível expor a totalidade dos desenhos mas sim uma parte significativa – e bem representativa da diversidade e variedade de estilos, temas e locais.
Ainda assim, neste contexto, serão apresentados os desenhos de todos os que participaram nos encontros, através de monitores.