O projecto (a)Riscar o Património 2016, que tem como propósito alargar o conceito de património e estendê-lo a outro tipo de interpretações e representações, saldou-se em mais um sucesso. A parceria entre a DGPC e os Urban Sketcher Portugal, através dos núcleos nacionais ganha asas e tem cada vez mais participantes e expressão. Queremos ainda realçar aqui a importante colaboração que têm tido a Câmara Municipal de Torres Vedras e a Cooperativa de Comunicação e Cultura, no Encontro de Torres Vedras, e a Delegação do Centro da Ordem dos Arquitectos nos Encontros de Tomar e do Entroncamento.
O objectivo seguinte, decorrente dos encontros, passa por enviar os desenhos digitalizados para os endereços de email jalves@dgpc.pt e mbotto@dgpc.pt , até 16 de Outubro, com uma resolução aproximada de 300 dpi, independentemente de serem também publicados no blog dos USkP ou em páginas de facebook. Só assim poderão fazer parte da selecção que constituirá a exposição a realizar brevemente.
Existe igualmente a intenção de proceder este ano, ou no início de 2017, de uma edição/catálogo dos desenhos do projecto (a)Riscar o Património.
Este blog está em constante actualização e em breve serão disponibilizados todos os desenhos e fotografias resultantes dos diversos encontros.
Da parte da DGPC, muito obrigada pelo apoio, entusiasmo e participação nesta iniciativa!
Encontro em Lisboa, Largo do Intendente – Largo do Martim Moniz, com a agradável companhia do desenhador francês Lapin
Encontro em Torres Vedras, no Mercado Municipal, com a presença do artista brasileiro Eudes Correia
Encontro em Évora, desenhando a Cerca Velha
Encontro em Fenais da Luz, S. Miguel – Açores, (a)Riscando as festas de Nossa Senhora da Luz
Encontro no Porto, no Bairro da Bouça, com reportagem video que pode ser vista AQUI ou na página deste site dedicada ao Encontro no Porto (Edição 2016)
Encontro em Coimbra, desenhando as Repúblicas dos Estudantes
Encontro no Entroncamento, (a)Riscando a Comunidade Ferroviária do Entroncamento, o ambiente, os bairros operários e obras do arquitecto Cottinelli Telmo.
Encontro na Camacha, Madeira, na fábrica de vimes e artigos regionais Quinta da Arema